Logo Anatomia Patológica

Deixe sua pergunta

Esclareça suas dúvidas sobre o câncer com a CEDTEC! Deixe aqui sua pergunta e aguarde a publicação de sua resposta.


Aviso: Em concordância com o Conselho Federal de Medicina, tópicos acerca de condutas e tratamento não serão abordados.

Seu nome e e-mail NÃO serão divulgados.
Avisaremos por e-mail quando sua pergunta for respondida.


Perguntas e Respostas


O que significa quando a conclusão de um bióspia diz: "FRAGMENTO DE TECIDO MUSCULAR ESQUELÉTICO COM INFILTRADO LINFOIDE ATÍPICO NÃO PERMITINDO CONCLUSÃO DEFINITIVA"? em 10/10/2017
Continuar a investigação e retornar ao médico assistente para orientações; na persistência da dúvida poderia entrar em contato com o médico patologista responsável pelo resultado.
por CEDTEC-CG-3
É recomendado retirar uma pinta normal para evitar que se transforme em melanoma? em 09/12/2016
Olá, O melanoma é um tipo de câncer originado nos melanócitos, por isso possui aparência pigmentada. É o tipo de câncer de pele mais agressivo, devido a seu alto potencial de metástase. Somente um médico pode analisar a lesão e indicar a retirada, caso suspeite que ela pode ser maligna. Mais informações sobre melanoma estão disponíveis no link http://www.dermatologia.net/cat-doencas-da-pele/melanoma-maligno/
por CEDTEC-CG-2
qual a funçao da hemacia em 04/05/2016
Olá, As hemácias, também chamadas de glóbulos vermelhos, são células do sangue que possuem a função de transportar oxigênio aos tecidos do corpo.
por CEDTEC-CG-2
Qual a relação entre o HPV e o câncer de colo do útero? em 26/04/2016
O HPV (sigla para papilomavírus humano) é um vírus muito comum e que afeta a áreas genitais masculina e feminina. Na maioria das vezes é uma infecção transitória que desaparece do organismo espontaneamente. Porém há casos em que a infecção persiste e, nesses casos, pode ocorrer o desenvolvimento de lesões precursoras que se não forem tratadas podem progredir para câncer do colo do útero principalmente, mas também na vagina, vulva, ânus, pênis, orofaringe e boca.
por CEDTEC-CG
Existe prevenção contra o câncer? em 26/04/2016
A prevenção consiste na eliminação dos fatores que influenciam no aparecimento da doença. Para o câncer os principais fatores de risco são: obesidade, tabagismo, exposição solar, radiação, medicamentos e consumo de bebidas alcoólicas.
por CEDTEC-CG
Como saber se uma lesão de pele está se transformando em um câncer? em 17/03/2016
-Uma lesão maligna, apesar de ser semelhante a uma pinta comum, apresenta algumas características que ajudam a diferenciá-la: não é simétrica (sem desenho definido), presença de bordas irregulares, apresenta duas ou mais cores diferentes e possui tamanho maior que 6mm. Lembrando que o diagnóstico só é feito a partir de um exame clínico feito por especialista e biópsia.
por CEDTEC-CG

Responsável Técnico:
Dr. Mario Rodrigues Montemor Netto
CRM 17340